5 erros comuns ao implementar monitoramento de pneus de caminhões

Introduzir sistemas avançados de monitoramento de pneus em caminhões pode impulsionar bons resultados como a redução de custos, aumento da vida útil dos pneus.

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5 erros comuns ao implementar monitoramento de pneus de caminhões da Saveway

Introduzir sistemas avançados de monitoramento de pneus de caminhões pode impulsionar bons resultados como a redução de custos, aumento da vida útil dos pneus, economia de combustível e melhor segurança operacional. Mas, a adoção desses sistemas exige planejamento cuidadoso para evitar erros que podem comprometer a eficácia, o retorno sobre investimento (ROI) e o engajamento dos motoristas. A seguir, exploramos os 5 erros mais comuns que são comuns de serem cometidos e como corrigi-los.

Erro 1: Focar apenas na tecnologia e ignorar a abordagem operacional

O que acontece?

É comum adquirir sensores e softwares sofisticados, instalá-los e esperar dados automaticamente. A tecnologia acaba ficando desconectada da rotina da frota.

Por que é crítico?

Sem processos definidos, os alertas não geram ações concretas. Motoristas e equipe de manutenção ignoram os sinais ou não sabem como responder — e o sistema torna-se inútil.

Como evitar:

Erro 2: Não envolver os motoristas na implantação

O que acontece?

Os sensores são instalados sem treinamento prático com quem circula com o caminhão. A tecnologia fica apenas com a equipe de manutenção.

Por que é crítico?

Motorista é a primeira linha de resposta. Se não compreender a solução ou não souber lidar com alertas, o monitoramento perde eficácia.

Como evitar:

Erro 3: Implatar “tudo de uma vez” sem teste piloto

O que acontece?

Implantar sensores em todos os caminhões simultaneamente sem testar o sistema em campo.

Por que é crítico?

Cada operação tem particularidades: cobertura de rede, padrão de manutenção, perfil dos motoristas e até condições de pista. Muitas falhas só aparecem com uso real.

Como evitar:

Erro 4: Negligenciar a integração com sistemas já existentes

O que acontece?

Adota-se uma plataforma de monitoramento isolada, sem vinculação com ERP, sistema de manutenção ou gestão de frota.

Por que é crítico?

A duplicidade de informação gera retrabalho, erros de integração e dificuldade em fechar indicadores como custo por quilômetro.

Como evitar:

Erro 5: Não monitorar resultados e engajamento ao longo do tempo

O que acontece?

Após a instalação, assume-se que o sistema “já está funcionando” e a operação segue a rotina, sem avaliação periódica.

Por que é crítico?

Sem aprender com dados, não é possível identificar gaps no uso, falhas na orientação aos motoristas ou diminuição de economia.

Como evitar:

O caminho para uma implantação bem-sucedida

Uma boa implementação de um sistema de monitoramento de pneus em caminhões necessita de atenção a diferentes etapas fundamentais. Tudo começa com o planejamento inicial, no qual é essencial envolver todas as áreas impactadas pela nova tecnologia como motoristas, equipe de manutenção, setor de TI, compras e segurança. Esse alinhamento garante que o sistema seja adequado à realidade de operação da frota e que cada setor compreenda seu papel no uso da solução.

Em seguida, deve-se passar por um piloto prático com ajustes. Nessa fase, a implantação acontece em parte da frota, permitindo testar o sistema em condições reais. É o momento de coletar feedbacks dos usuários, refinar o fluxo de alertas, ajustar os processos de calibração e corrigir eventuais falhas nas integrações com os sistemas já existentes.

Com o piloto validado, é hora de avançar para o treinamento direcionado. É imprescindível capacitar motoristas e a equipe de manutenção para que saibam como ler os sensores, interpretar alertas e registrar corretamente as ocorrências nos sistemas. Esse treinamento deve ser prático, adaptado ao perfil da equipe e contínuo.

Outra etapa fundamental é garantir uma integração de dados sólida. O sistema de monitoramento precisa dialogar com os demais softwares utilizados na gestão da frota, como o ERP, o controle de manutenção e os indicadores operacionais. Isso inclui o desenvolvimento de funcionalidades como o registro automático por quilômetro rodado, histórico completo de manutenção, pontos de calibragem e painéis gerenciais com indicadores conectados.

Por último, mas não menos importante é necessário manter uma avaliação contínua do desempenho do sistema. A recomendação é mensurar resultados trimestralmente, comunicando os ganhos alcançados à equipe, premiando os envolvidos que se destacam e revisando, sempre que necessário, os treinamentos, os processos e as configurações do sistema. Essa prática garante que a tecnologia continue gerando valor e se adaptando à evolução da frota.

Saveway: empresa especializada em monitoramento de pneus de caminhões

A Saveway, sediada em Campinas-SP e fundada em 2008, é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para o monitoramento de pneus de caminhões. Com foco em inovação, a empresa oferece sistemas inteligentes baseados em RFID, sensores de pressão e temperatura, que permitem o monitoramento em tempo real de variáveis como profundidade de sulco, calibragem e histórico de uso dos pneus. Seus principais produtos, como o Savetyre, SavePressure e SaveBox, possibilitam maior controle, segurança e eficiência na operação de frotas, gerando economia de até 30% nos custos com pneus e até 3% no consumo de combustível. A Saveway combina tecnologia nacional de ponta, parcerias estratégicas com centros de pesquisa e um forte compromisso com sustentabilidade e pós-venda, expandindo sua atuação para mercados internacionais.

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